Resumo teoria freudiana
A teoria freudiana, ou teoria psicanalítica, vê a personalidade como o resultado final das forcas que atuam dentro do individuo. Sigmund Freud, o fundador da psicanálise, introduziu o conceito de inconsciente e defendeu que a personalidade ‘e guiada por motivos conscientes e inconscientes ( desejos ). Segue alguns motivos para o consumo e produtos associados:
• PODER-MASCULIDADE-VIRILIDADE = carros, ferramentas, carne vermelha, fortes caf’es da manha, laminas de barbear, sapatos pesados.
• FEMINILIDADE = bolos e biscoitos, bonecos, seda, chá.
• STATUS = uísque escocês, tapetes, medicamentos para ulceras ou indigestão ( para mostrar que tem um emprego estressante e importante ).
O TRIPECE APELO
A mensagem publicitária tem sido cuidadosamente estudada em marketing para contrabalançar os apelos feitos. Aspectos sexuais dos produtos, por exemplo: são freqüentemente induzidos ou explorados; decoração do ponto de venda por algum atributo especifico. Automóveis roupas bebidas alcoólicas são exemplos comuns de categoria de produtos que costumam despertar o desejo estimulando as motivações do inconsciente.
Teorias Neofreudianas
Vários seguidores e discípulos de Freud, questionaram o conceito da Energia Libidinal, como impulso básico mobilizador do nosso comportamento. Chamamos de neufreudianos por serem influenciados por Freud, esses teóricos acreditavam que os relacionamentos sociais são fundamentais para formação e desenvolvimento da personalidade. Karen Horney entendia que o que mobiliza o homem na nossa sociedade é uma luta constante contra a ansiedade oriunda de relações pais-filhos. Segundo Horney a personalidade do indivíduo seria resultante de mecanismos psíquicos por meio dos quais essa ansiedade seria combatida. Esses mecanismos dariam origem a três padrões básicos de personalidade:
1- O complacente cujo comportamento visa a obtenção de amor, carinho, afeto.
2- O agressivo que procura vencer sua ansiedade por meio de uma