Resumo - telecomunicações md 1
Podemos dividir os pares trançados entre aqueles que possuem uma blindagem especial (STP - Shielded Twisted Pair) e aqueles que não a possuem (UTP - Unshielded Twisted Pair).
Um cabo STP, além de possuir uma malha blindada global que confere uma maior imunidade às interferências externas eletromagnética/radiofreqüência, possui uma blindagem interna envolvendo cada par trançado componente do cabo cujo objetivo é reduzir a dia fonia. Um cabo STP geralmente possui dois pares trançados blindados, uma impedância característica de 150 Ohms e pode alcançar uma largura de banda de 300 MHz em 100 metros de cabo.
O cabo STP é adotado pela IBM para interconexão entre os elementos integrantes de sua rede. Entre os padrões industriais adotados, a classificação em tipos definida pela IBM constitui-se numa nomenclatura bastante utilizada na especificação destes cabos, sendo ela: 1, 1A, 2, 2A, 6, 6A, 9, 9A. Estes tipos apresentam diferentes características no que se refere à combinação de alguns parâmetros como diâmetro do condutor e material utilizado na blindagem.
Vale observar que, ao contrário do que acontece com cabos coaxiais, a blindagem nos STPs de 150 Ohms não faz parte do caminho percorrido pelo sinal mas é aterrado nas suas duas extremidades. Isto tem a vantagem de possibilitar uma taxa de sinalização muito alta, com poucas chances de distorção do sinal mas, por outro lado, tal tipo de blindagem ocasiona uma perda do sinal que exige um espaçamento maior entre os pares de fios internos ao cabo e a blindagem. O maior