macroeconomia e microeconomia
Caro aluno, você já observou quantas informações econômicas são apresentadas na mídia e como elas afetam o ambiente de produção, distribuição e comercialização das empresas. Ouvir noticias sobre o nível de produção e o emprego, a taxa de juros e as compras a prazo e as constantes interferências do governo com a adoção de medidas econômicas virou rotina diária do jornalismo. Neste sentido três grandes temas são recorrentes: inflação, taxa de juros e taxa de cambio. Pesquise nos materiais e descreva o conceito destes três termos. Para complementar seu texto pesquise na internet uma noticia sobre cada um destes termos como exemplo. Você pode seguir o seguinte esquema:
“A inflação. (coloque o conceito de). Podemos verificar a influencia desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, (coloque o trecho, parte ou um resumo da noticia e complementar com algum comentário seu)”.
INFLAÇÃO
A inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Inflação é o oposto de deflação. Índices de preços dentro de uma faixa entre 2 a 4,5% ao ano é uma situação chamada de estabilidade de preço. Inflação "zero" não é o que se deseja, pois pode estar denunciando a ocorrência de uma estagnação da economia.
A medição da inflação é feita através de uma cesta de consumo média da população.
PROCESSOS INFLACIONÁRIOS
Inflação prematura - processo inflacionário gerado pelo aumento dos preços sem que o pleno emprego seja atendido.
Inflação reprimida - processo inflacionário gerado pelo congelamento dos preços por parte do governo.
Inflação de custo - processo inflacionário gerado pelo aumento dos custos de produção, por causa de uma redução na oferta de fatores de produção, o seu preço aumenta.
Inflação de demanda - processo inflacionário gerado pelo aumento do consumo com a economia em pleno emprego.
TAXA DE JUROS
Juro é a remuneração cobrada