Resumo-subsistema e planejamento
As organizações interagem com seus ambientes no sentido de localizar e obter entradas e insumos na forma de materiais, créditos, energia, informação e, principalmente, talentos a fim de garantir um suprimento adequado de recursos e competências necessários a sua competitividade e sustentabilidade. Neste aspecto, o subsistema de provisão de recursos humanos funciona como a porta de entrada dos talentos que trazem a vida, inteligência, motivação e competências para a organização.
A PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS
O subsistema de provisão de RH é responsável pela busca no mercado e pela contratação de novos funcionários. É constituído por três tópicos: O planejamento de RH, o recrutamento e a seleção de pessoas.
Podemos focalizar a organização como um sistema aberto, dentro do qual ingressam vários tipos de recursos (materiais, financeiros, humanos, etc.) e do qual saem produtos ou saídas (produtos, serviços ou informações).
O AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Toda organização interage no mesmo ambiente que outras organizações que concorrem entre si em relação as suas necessidades de entradas e saídas. É desse ambiente organizacional que surgem as informações para tomada de decisões, os insumos necessários as suas operações, entrada de recursos financeiros, entrada de talentos humanos, restrições impostas pelo ambiente e etc.
O ambiente compõe o cenário de todas as operações de uma organização.
MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho é composto pelas ofertas de trabalho ou de emprego oferecidas pelas organizações. O mercado de trabalho pode ser segmentado por setores de atividades, porte ou regiões.
Abaixo estão três possíveis situações do mercado de trabalho:
1 – OFERTA MAIOR QUE A PROCURA: Nesta situação, há excesso de ofertas de emprego e escassez de candidatos para preenchê-las.
Esta situação de oferta de emprego maior que a procura, causa algumas consequências para as organizações, dentre elas estão elevados