resumo sociologia
Curso: Comunicação Social.
Professor: Simone Alves.
Acadêmica: Nathalia Seeber Bonato.
RESUMO DE CAPÍTULO
1.1 Conceituação
Para conceituar as ciências sociais é necessário, em primeiro lugar, separa-las das demais ciências.
A ciência social ou humana pode ser explicada como uma sistematização de conhecimentos preocupada em entender e explicar os fenômenos do comportamento e das atitudes humanas através de uma analise racional, interpretações e explicações adquiridas dos fenômenos.
1.2 Os três níveis de conhecimento científico: inorgânico, orgânico e superorgânico
Inorgânico: Ciências físicas
Orgânico: Ciências biológicas
Superorgânico: Ciências sociais.
1.3 Ciências sociais ou humanas – Classificação
As ciências sociais ou humanas englobam as algumas categorias, tais como os destacados a seguir.
Antropologia cultural, que estuda a origem e a história da cultura do homem, em qualquer lugar e tempo.
Direito, estuda as regras de conduta e normas, através dos sistemas legislativos, que regulamentam o comportamento humano em sociedade.
Economia, que se preocupa com a atividade do homem, individual e coletiva, no campo da organização de recursos, produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços.
Politica: Estuda a distribuição do poder nas sociedades humanas. Analisa o governo, tanto como organização formal quanta resultante do comportamento de seus componentes, que pode ser determinado pela própria organização ou por suas ideologias ou filosofias de poder.
Psicologia social: Estuda o comportamento e a motivação do individuo, determinados pela sociedade, e seus valores. Dessa maneira, o conceito central é a personalidade moldada pela cultura e pela sociedade.
Sociologia: Estudo científico das relações sociais. Estuda o homem e o meio humano em suas interações recíprocas. Desta forma, e o estudo e o conhecimento objetivo da realidade social.
1.4