resumo sociologia trabalho
PEDRO PAES DE TOLEDO NETO
GUSTAVO DA SILVA VIEIRA
Uma assistência técnica participativa para a agricultura familiar
Trabalho entregue com objetivo de aprovação na disciplina de Sociologia e extensão rural.
Prof.: Emival
RIO VERDE-GO
O objetivo deste trabalho é apresentar elementos para uma assistência técnica com vista a aumentar a eficiência do processo de inovação ao nível da agricultura familiar. Busca-se delinear o futuro papel do conjunto pesquisa e assistência técnica, para a construção coletiva de conhecimento e a promoção do desenvolvimento rural.
No Brasil a assistência técnica enfrenta criticas que seus modelos de atuação estão esgotados e que não correspondem as necessidades de agricultores que enfrentam o desafio da sustentabilidade. Esta situação agrava-se pela separação e ausência de interação sistemática entre pesquisa e assistência técnica, que se reflete no baixo nível de desenvolvimento de tecnologias apropriadas para agricultura familiar.
Em relação a novos modelos institucionais distinguem-se três opções básicas adotadas por governos da America latina: modelos de gestão terceirizados, desconcentrados e descentralizados. O modelo de gestão terceirizado é o mais aplicado e consiste na entrega de serviços da instituição publica de extensão para organismos privados, e se concentra num trabalho de financiamento e supervisão – Projeto Lumiar.
O governo federal lançou, a partir do ano de 1999, varias propostas de um serviço de assistência técnica para agricultura familiar, a mais conhecida chamada Novo Mundo Rural. O Novo Mundo Rural enfatiza a diminuição da importância das atividades agrícolas no meio rural e afirma que a pluriatividade se torna cada vez mais presente mesmo entre os agricultores.
Elementos para um novo modelo de assistência técnica
Integração pesquisa e assistência técnica
Grande problema
Empresas que juntaram as tarefas ainda não conseguiram bons resultados
Proposta de integrar a pesquisa no serviço