Resumo sociologia industrial
GRUPO: Duas ou mais pessoas que se juntam visando à realização de objetivos específicos.
GRUPOS FOMAIS: São definidos pela estrutura das organizações, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. GRUPOS INFORMAIS: São alianças que surgem em resposta às necessidades de contato social.
PORQUE SE UNIR A GRUPOS?
Segurança; Status; Autoestima; Associação; Poder; Realização de metas.
Grupos menores são mais rápidos no comprimento das tarefas;
Grupos maiores são mais eficazes na resolução de um problema;
Grupos heterogêneos apresentam maior desempenho que os homogêneos, pois a diversidade promove o conflito, estimula criatividade e a melhoria do processo de decisão.
TOMAR DECISÕES: INDIVIDUALMENTE OU EM GRUPO? Decisões em grupo são mais eficazes, pois geram mais alternativas, criatividade e qualidade elevada. Decisões individuais são mais eficientes, gastam menos tempo e recursos.
GRUPOS OU EQUIPES? DIFERENÇA: Grupos é um conjunto de pessoas com objetivo em comum que se unem por afinidade; Equipe é um conjunto de pessoas com objetivo em comum que se unem para o cumprimento de metas específicas. Para a formação de uma equipe deve considerar as competências individuais de cada um. No grupo, a realização do trabalho depende essencialmente do indivíduo responsável por ele. Cada qual desempenha um papel em função do resultado final. Apesar do resultado ser comum a todos, a avaliação do desempenho é individual. Na equipe também a distribuição de tarefas, mas a responsabilidade pelos resultados e atingimento da meta é de todos os componentes. Quando um falta ou encontra dificuldades, outro assume seu lugar.
POR QUE AS EMPRESAS TEM ADOTADO O TRABALHO EM EQUIPES?
• São capazes de melhorar o desempenho quando a tarefa requer habilidade;
• Facilitam a participação do trabalhador nas decisões operacionais;
• Democratizam as organizações e aumentam a motivação dos funcionários.
COMPORTAMENTO