RESUMO ANALITICO DO LIVRO: O QUE É SOCIOLOGIA?
RESUMO ANALITICO DO LIVRO:
O QUE É SOCIOLOGIA?
LEONARDO BRUNO CORREIA DA SILVA
RECIFE
MARÇO – 2011
Leonardo Bruno Correia da Silva
Resumo Analítico do livro: O Que É Sociologia
Trabalho apresentado ao Professor Paulo da disciplina sociologia da turma ctbn1111, turno noite do curso de ciências contábeis.
FSH – Madalena
Recife – 29/03/2011
Introdução
Nesse trabalho procuramos fazer um resumo analítico do livro: O Que Sociologia?.
Procurando analisar seus argumentos e o contexto histórico que a sociologia surgi se forma e se desenvolve. Sua influencia nos movimentos da luta de classe operaria na Revolução Industrial. Além da luta contra os sistemas totalitários que surgiram na Europa. Além dos dois pontos distindos da sociologia da época: os positivistas e os socialistas.
1
2
1º) Qual é a principal ideia do autor?
O autor mostra a historia da sociologia, desde o seu surgimento, como forma de expressão de pensamento moderno, constituindo uma nova área do conhecimento cientifico. A sua formação , com o antagonismo existente na sociedade capitalista, ao impedir um consenso entre os sociólogos quanto ao objetivo e aos métodos de investigação, possibilitando a formação de distintas sociologias. E o seu desenvolvimento, na investigação de campo e na formulação de dados empíricos.
2º) Que argumento que o autor utiliza par sustentar sua ideia?
A sociologia surge como forma de expressão do pensamento moderno, seu surgimento ocorre com decadência do sistema feudal e a consolidação do capitalismo, considerando o século XVIII como sendo o marco da história sociológica, pois foi nessa época que ocorreram as duas principais revoluções do ocidente: a Revolução Industrial e a Francesa, que alteraram a economia, a politica e a cultura da época, alterando a organização social de época. A sociologia buscava ligar-se aos movimentos de