Resumo Sociologia Da Inf Ncia No Brasil
Ana Lúcia Goulart de Faria & Daniela Finco
O livro, Sociologia da Infância no Brasil, composto por cinco textos, traz uma discussão sobre a infância no Brasil em específico a infância das crianças pequenas, as quais não possuem tanta visibilidade em nossa sociedade. Os autores apresentam a ideia de que as crianças pensam e imaginam e a partir disto, eles acreditam que há uma outra visão de infância e não somente a do desenvolvimento psicológico individual. Apontam para uma construção social da infância como novo paradigma, desconstruindo o conceito ocidental de criança adultocêntrica. Traz também uma crítica à sociedade que se organiza em torno do autoritarismo e adultocentrismo. Dentro desse contexto, mas na direção oposta, trata da questão das crianças como sujeitos de direitos no Brasil, onde se espera dar visibilidades a elas dentro das pesquisas sociológicas e das políticas públicas.
Há uma pretensão no livro, de contribuir para a construção do campo da sociologia da infância no Brasil e explorar as diversidades das crianças brasileiras, “desafiando a falta de visibilidade dadas às crianças, inclusive às crianças das camadas populares, que podem ser pobres, negras, meninos ou meninas, marcadas por suas regiões e dialetos e que acabaram sendo excluídas da história.” (p. 9)
Os autores apontam para a importância de se pensar na concepção de professor e de professora mediante a concepção de criança. “Pensar em um adulto-professor diferente, capaz de proporcionar as condições que permitam e favoreçam a autonomia infantil.” (p.12)
O livro é destinado a estudiosos (as) da sociologia, professores e professoras e todos (as) que ocupam lugar docente com crianças e estão voltados a sua formação científica em sociologia da infância.
Capítulo 1
A pesquisa com crianças em infâncias e a sociologia da infância
Anete Abramowicz
Em primeiro momento faz-se várias perguntas bem como uma criança vê quando olha para a cidade? Ou o que uma criança vê quando está