Resumo Sociologia da Educação
Curso: Pedagogia
Componente Curricular: Sociologia da Educação II
Acadêmica: Josiane Moreira Rodrigues
Resumo
Bordieu
Seu pensamento tem forte influência com o pensamento de Durkheim, em que coloca a educação como um reflexo das estruturas sociais vigentes na sociedade.
Para ele, a ação, é o processo pelo qual as estruturas se reproduzem. O sujeito está simplesmente submetido aos desígnios da sociedade, faz o que suas estruturas determinam, não sabe disso e ainda é iludido pelos discursos dominantes, que o fazem pensar que sua ação é resultante de vontade própria.
A ação pedagógica praticada no ambiente escolar reproduz a cultura dominante, contribuindo para reproduzir as estruturas sociais dominantes.
Gramsci
Seus ideais são inspirados na concepção marxista.
Segundo ele, o Estado é a força, coerção, dominação, mas a sociedade é o espaço do consenso, é o lugar onde os homens conflitam seus interesses através da persuasão. É preciso se conquistar a consciência das pessoas, o que ele denomina como ‘’ganhar a batalha das idéias’’.
Para ele era preciso lutar contra a apropriação privada do saber e da cultura, acabar com a divisão entre ‘’intelectuais’’ e ‘’pessoas simples. ’’ Esse processo de luta Gramsci chama de disputa pela hegemonia.
Por esta razão que o processo de eliminação de toda desigualdade, segundo Gramsci, passa por uma ''reforma intelectual e moral''.
Os intelectuais saiam da escola, e por isso sua preocupação com o sistema escolar. Um modelo de escola nova deveria ser uma escola unitária, onde teria como ênfase o trabalho intelectual e uma orientação profissional, onde o aluno passaria a uma escola especializada.
Adorno, Horkheimer
Marcado pelo iluminismo, onde a ciência passa a ser a forma de explicação para as coisas, eliminando as crenças e a religião, foram que a concepção destes começou a criar forma.
Adorno e Horkheimer destacam que, o mito já era produto do esclarecimento,