Resumo sobrea antiguidade da historia do direito
CODIGO DE HAMURABI: era um código rígido feito por 282 regras que utilizavam com critério a justiça com as próprias mãos. Ele era constituído por regras civis, religiosas e morais.
A sociedade era divida em
AWELUM: classe alta livre e cidadão.
MUSKENUM: livres porem sem dinheiro
WARDUM: escravos e sem direitos
O direito nessa época era de acordo com a classe social. Aqui também surge a famosa lei “olho por olho, dente por dente”.
CRISTIANISMO (LEIS DAS DOZE TABUAS)
Tinha como base a fraternidade e igualdade, ideias que surge através de Paulo (Saulo) e suas cartas, porem mantinha os princípios de superioridade entre os homens em relação à mulher, apoio a escravidão e obediência aos colonizadores.
Os direitos humanos surgem desses princípios, dando origem às leis das doze tabuas.
Essas leis foram fundamentais para as relações de convivência entre os povos. As mesmas foram colocadas na porta do fórum romano, onde ate mesmo os plebeus tinham acesso e tornou- se publica. Seu objetivo principal era a proteção da igualdade, a proteção pela propriedade e fim de guerras.
IDADE MEDIA (CARTA MAGMA)
Na idade media a sociedade era divida em classes onde o clero era composto pelo alto (sem mudança na lei) e baixo clero (mudança na lei)
Nobreza: guerreiros e barões feudais
Servos: que eram os escravos
(A carta magma tinha 63 cláusulas e surge com o intuito de regular os gastos guerras) do rei Joao sem terra, onde o mesmo tinha que pedir autorização a burguesia para usar o dinheiro publico.
DEREITOS QUE A CARTA RECONHECIA:
PROPRIEDADE, HABEUS CORPUS (TOMAI O CORPO DO DETIDO E LEVAI ATE O TRIBUNAL EVITANDO PENAS SEVERAS INGATERRA EM 1689), LEGALIDADE, LIMITAÇÃO DE PODER E DUE PROCESS OF LAW (DEVIDO AO PROCESSO LEGAL).
IDADE MODERNA (REVOLUCAO GLORIOSA)
Eles buscam penas mais justas e utilizaram alguns princípios que foram ressaltados na carta magma.
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA VIRGINEA
Surge na Inglaterra conta a coroa britânica. O povo esta