Plunger lift
Plunger lift é um método artificial de elevação, principalmente utilizado em poços de gás. Tem baixo custo e boa eficiência, otimizando a produção em campos com alto grau de explotação.
Esse método evoluiu através do método gás lift com um reservatório que não tem pressão suficiente para elevar o fluido até a superfície (não surgente).
A ideia é acumular, por determinado espaço de tempo, uma coluna de fluido acima de um pistão. O gás do próprio poço se torna fonte de energia necessária para a elevação desse pistão. O gás pressurizado se expande, fazendo com que o pistão passeie dentro da coluna, como uma golfada. Consiste basicamente na retirada de fluido através de um diferencial de pressão entre a pressão no interior do poço e a pressão na superfície.
O pistão faz com que todo o liquido acima dele suba para a superfície. A interface mecânica entre os fluidos produzidos e o gás do próprio poço reduz drasticamente o fall-back (retorno de liquido ao fundo do poço presente em outros métodos de elevação).
O plunger lift reduz a pressão no fundo do poço (Pwf) acarretando um incremento na produtividade do poço e evita a acumulação de depósito de parafina, incrustações ou hidratos.
O funcionamento do plunger lift é um método cíclico. O pistão é considerado estanque, não permitindo a passagem de gás na sua subida e nem fall-back.
1.1 Funcionamento
O método consiste em 4 etapas:
a) Buildup
b) Upstroke
c) Afterflow
d) Downstroke
A pressão no anular começa a subir devido ao fechamento da válvula de controle na superfície. O pistão que se encontra no fundo da coluna, atinge a superfície depois de passear livremente na coluna, através da expansão do gás, elevando todos os fluidos encontrados acima dele. A válvula de controle fecha a linha de surgência e o pistão cai para o fundo da coluna, para dar inicio a um novo ciclo.