Resumo sobre o texto Sem Esforço Sem Exemplo
Focaliza-se também a ideia do professor se manter numa formação contínua, que o leve a manter os antigos padrões de ensino, onde sala de aula é para trabalhar; pátio é para brincar. Quanto a isso, Luft (2013) afirma que não precisa ser sacrifício, mas dá uma sensação de coisa séria, produtiva e boa. Desta maneira, o aluno necessita ser levado a transformar-se num constante pesquisador e produtor de conhecimentos.
Procura-se apresentar ao corpo docente, pelo nível assustadoramente baixo de exigência aos alunos, uma nova forma de ver e analisar o cotidiano didático vivido nas escolas, revelando a maneira distinta de realizar o fazer educativo com sucesso.
Além disso, em um ambiente onde, “tente o professor impor autoridade, e possivelmente ele, não o aluno malcriado, será chamado pela direção e admoestado.” (Lya Luft 2013), é mais que na hora de lutar pela busca da melhoria de problemas que afetam o sistema educativo e as relações professor/aluno.
Por fim, nota-se que o docente tem atravessado inúmeras barreiras no seu dia a dia que dificultam a boa realização de sua função, mas de quem será a culpa afinal? Para tanto, faz-se necessário uma reflexão que ofereça a oportunidade de voltar atrás e rever acontecimentos e práticas, ou, de acordo com Luft (2013), resta buscar ânimo em outras pastagens, para não desistir de ser um cidadão produtivo e decente.