Resumo sobre o período de 1904 a 1917 - barão do rio branco
NAVIGATOR no2/2005 (Art. 5)
A construção do Poder Naval brasileiro no início do século XX: dos programas navais à grande guerra (1904-1917)
Johny Santana de Araújo
Mestre em História pela Universidade Federal do Piauí.
Bacharel e Licenciado em História pela UFMA
RESUMO
A política armamentista brasileira no início do século XX e os programas navais de 1904 e 1906. Discute-se as influências teóricas e práticas dessa política nas relações exteriores do Brasil, a rivalidade existente entre o Brasil e os demais países sul-americanos pela hegemonia no Atlântico Sul e a manutenção da segurança nos mares do Brasil durante a Primeira Grande Guerra.
Palavras-chave: Marinha, Relações Exteriores, Guerra Mundial.
ABSTRACT
The Brazilian armaments politic in the begging of XX century and the Naval Program of 1904 and 1906. It talks over the practical and theoretical influences of those politics in the exterior connection of Brazil; the extant rivalry between Brazil with other South American countries by the supremacy in the South Atlantic, and the maintenance security of Brazilian sea during the 1st World War.
Keywords: Navy, Exterior Connection, World War.
Introdução
Do final do século XIX ao início do século XX, a Inglaterra e a Alemanha, seguidas pela França, Itália, Rússia, Estados Unidos e, no Oriente, pelo Japão, viviam um período de conquista e expansão territorial em regiões ao longo da África e Ásia até as ilhas do Pacífico. Esses países compartilhavam da chamada política de neocolonialismo.
O imperialismo desses países teve razões fundadas ainda no fortalecimento de seus estados nacionais e no ideal de superioridade imperial, mas de igual forma fruto de uma necessidade cada vez maior por matérias-primas para alimentar os seus parques industriais.
Para o exercício dessa supremacia era necessário não somente o poder financeiro garantido pelas imensas somas de dinheiro dos financistas, banqueiros e investidores de toda ordem, mas