Resumo sobre o filme judgment at nuremberg
No ano de 1948, os julgamentos de “crimes de guerra” contra as autoridades Nazistas continuavam a se desenrolar em Nuremberg. O juiz aposentado Dan Haywood, morador do pequeno estado de Maine, E.U. A, é designado para a tarefa de presidir o julgamento de quatro juízes alemães, acusados de terem usados seus altos cargos para permitirem e legalizarem as atrocidades cometidas pelos Nazistas contra o povo judeu, durante 2º guerra mundial. Um dos réus é Ernst Janning, ex-ministro de justiça até1935,respeitado pelo seu saber jurídico até por Haywood. No mesmo tempo que preside o processo Haywood ouve varias historias das tragédias desse país e do mundo, desde as recordações do casal de criador alemães até as amarguras da nobre e elegante madame Bertholt, viúva de um militar nazista condenado a morte em Nuremberg, que procura mostrar a ele que a Alemanha não é só crueldade e terrorismo.
Na metade do processo o promotor sofre alguns reveses por parte do Advogado de defesa Hans Rolfe, que esta determinado a impedir que a sentença contra o povo Alemão continuem. O promotor traz um cidadão que testemunha sobre sua esterilização provocada
Apenas por causa de uma briga contra policiais da “SS”.
O Advogado consegue demonstrar que Peterson sofre de distúrbios mentais e que a estilização de pessoas com esses problemas promovidas pelo regime nazista ocorreram em outros lugares, inclusive constavam das leis do estado da Virginia. Peterson ainda questiona que seus desiquilíbrios é devido a violência que sofreu o que o Advogado diz não pode ser provado, pois tem um atestado de saúde que registra que a mãe dele sofrera do mesmo mal psíquico. O coronel traz uma senhora acusada de ter sofrido “contaminação racial” ao ter se envolvido com um judeu,que por isso foi condenada a morte. Ela diz que sua relação com um homem mais velho não foi sexual, mas seu depoimento foi posto em duvida.
Devido aos duros questionamentos do Advogado, no