resumo sobre o filme garapa
GARAPA o filme é um documentário, exibido em 2009 dirigido por José Padilha.
Tem como tema a fome. Durante quatro semanas uma pequena equipe filmou mais de 45 horas o cotidiano de três famílias beneficiários do Programa Fome Zero criado em 2003, onde seu principal objetivo era amenizar a situação de extrema pobreza. A miséria exposta no filme é a mesma que atinge mais de 10 milhões de brasileiros, de acordo com as estatísticas e estudos do Governo Federal. Ambos habitam no estado do Ceará, e nem sequer uma delas recebiam o beneficio da Bolsa Família porque não tinham documentos como (RG, CPF, e o principal que é o Registro com data de nascimento) uma delas relata que já teria feito o documento cinco vezes e o marido alcoólatra teria vendido sua identidade para manter o seu vicio, ou seja, aqui no trabalho proposto onde a principal finalidade é abordar o Direito de Personalidade, o direito da personalidade é normalmente definido como o direito irrenunciável e intransmissível de que todo indivíduo tem de controlar o uso de seu corpo, nome, imagem, aparência ou quaisquer outros aspectos constitutivos de sua identidade, elas não tinham como provar seu direito de personalidade, quando não tinham civilmente registro algum constando que elas existem , e o pior é que eles vivem nesta condição social tão precária, o beneficio recebido era auxilio de alimentos e Leite fornecido pelo programa do governo e ajuda de pessoas, uma vez também que as condições de trabalho no estado do Ceará também se torna um problema, como foi explicado pelas mães dessas famílias no Filme.
À frente dessas famílias estão Rosa, Robertina e Lúcia, mulheres que diante das péssimas condições buscam um meio de sobrevivência.
O título “Garapa” se dá por conta do hábito das mães de família preparar uma mistura de água com açúcar que é oferecido as crianças como alimento, muitas vezes o único feito por dia para enganar o estômago e para dar energia a elas uma vez que a