resumo sobre o bambu
Sobreposição do uso do bambu na construção civil
Problemas
Apesar de não constar no artigo, pesquisamos e verificamos que o bambu apresenta desvantagens de forma considerável. Como a baixa durabilidade natural além de necessitar de tratamento especifico; Os talos o bambu não são totalmente retos, são estreitos. As emendas estão a distancias diferentes e podem ser importunas quando se trabalha o material;
A normalização é praticamente impossível devido à variação do tamanho.
Solução dos problemas
O bambu apresenta baixa durabilidade por causa da seiva, para alguns fornecedores disponibilizam o produto já tratado. A melhor opção é o tratamento conhecido como bourcherie, em que se substitui a seiva por um composto químico formado de cloro, cromo e boro, igual ao usado no eucalipto.
Há também a proteção em autoclave, por defumação e por imersão em água. Nas aplicações internas, a impermeabilização com verniz, seladora ou stain a cada dois anos preserva o bambu por longos períodos. Já o uso externo requer manutenção com verniz naval.
Quanto aos outros problemas, não haveria uma solução adequada por ser “defeito” natural.
Objetivos
O resumo tem por finalidade demonstrar a importância da substituição da madeira por bambu na construção civil, além de alertar sobre as vantagens sustentáveis.
Mostrar as novas alternativas e métodos construtivos com materiais naturais, visando também diminuir os custos nas obras civis em cerca de 30%.
Justificativa do trabalho Este trabalho tem como importância alertar as pessoas com o quanto o bambu pode ser importante de forma sustentável. Como sabemos, o desperdício é um problema que vem se agravando com a limitação de nossos recursos naturais, devemos poupá-los ao máximo em prol do desenvolvimento sustentável para que futuras gerações não enfrentem problemas em relação à energia elétrica, recursos hídricos, entre outros. Existem diversas maneiras de se promover o desenvolvimento sustentável, uma