a ultilização do bambu em casas populares

758 palavras 4 páginas
A utilização do bambu em casas populares

Resumo: O projeto “conceito” será apresentado tem como princípio a utilização do bambu como matéria prima principal e estrutural na confecção de placas pré-moldadas, como forma de redução de custos para projetos de casas populares.
O estudo tem como objetivo principal comprovar que a utilização do bambu em placas pré-moldadas para alvenaria de vedação pode reduzir consideravelmente o custo da obra, além de auxiliar na preservação do meio ambiente.
O uso e o beneficiamento do bambu ainda não são uma prática comum no Brasil o que acarreta em um problema quanto a utilização dessa matéria prima, outra coisa é a pequena quantidade de publicação científica sobre o bambu, ocasionando a inexistência de normas para a realização de testes e utilização do material.
Foi usado resíduos de construção e demolição, para a confecção das placas, por ser material alternativo e, em maior parte, resíduos de cerâmica vermelha, que tem os benefícios de redução de custos e conforto térmico. Os resultados possuem significância, desde o comportamento mecânico do bambu que, em determinadas espécies, chega a ser superior ao aço, tem resistência à compressão e consistência da argamassa de resíduos de construção e demolição. Bambu é uma espécie vegetal e possui cerca 1300 espécies diferentes catalogados, e 232 dessas espécies são encontradas no Brasil.
A resistência do Bambu é de 1/5 da resistência do aço CA-50. E tem a sua superfície como a parte mais resistente, mas o grau de sua resistência depende da idade do vegetal. Para prolongar sua vida útil, existem algumas técnicas que foram adotadas antes da utilização, como: idade do corte que deve possuir no mínimo 3 anos para utilização na construção civil; Cura na mata, os colmos devem permanecer em posição vertical para facilitar a degradação do amido e da seiva; Tratamento por imersão aonde os colmos ficam imersos em água, ou em solução preservativas. Em alguns

Relacionados