Resumo sobre a União Europeia
Não é difícil aprender sobre a UE, pois se sabe que é o maior bloco existente atualmente. Após a introdução do capítulo, serão apresentados os aspectos físicos da Europa, a sua unificação como bloco econômico, os tratados que foram assinados e por fim, as desigualdades regionais que enfrentam, tentando corrigi-las.
A União Europeia é um projeto de unificação dos países europeus. Foi nesse continente que nasceu a civilização ocidental, baseada no alfabeto latino, nas religiões judaico-cristãs, e na intensa valorização do progresso. O caso da Turquia não entrar no bloco deve-se a resistência dos países que lideram a UE, pois a Turquia tem uma cultura totalmente diferente, vinda da Ásia e não da Europa.
Em relação aos aspectos físicos não temos muito que falar, pois a Europa não é tão grande, chega a ser menor que o Brasil, mas é um continente bem distribuído e com muitos cenários naturais. Apesar de pequeno, existem ali muitos povos e idiomas, assim como uma história acarretada de guerras e rivalidades entre os povos.
A União Europeia teve seu inicio em 1957, a Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Alemanha Ocidental, França e Itália fundaram a Comunidade Econômica Europeia (CEE) para garantir a facilidade do livre-comércio. Tempos depois foi criado o MCE que mais tarde deu lugar para a UE, sendo que o MCE contribui bastante para ampliar a economia da Europa. E hoje com a UE, a Europa Ocidental voltou a ocupar a posição de um dos centros mundiais do poder.
A unificação que antes era constituída por 6 países, passou a ser a Europa dos nove, depois Europa dos doze, Europa dos quinze, até que atualmente encontra-se com 27 países. E ainda assim existem países na fila, esperando para ingressar no bloco. A pobreza absoluta e o analfabetismo são características difíceis se ser encontradas na UE, pelo contrário, o padrão de vida da maioria é elevadíssimo.
Em 1991, os países da MCE assinaram o Tratado de Maastricht que visava um sistema de moeda