A crise economica grega e sua eleição
GREEK ECONOMIC CRISIS AND ITS ELECTION
TOLEDO, Evandro Ramos do Carmo ¹
RESUMO
Este trabalho apresenta um breve resumo dos motivos e as soluções encontradas para a crise européia, mais especificamente na Grécia, e também apresenta um breve resumo sobre as eleições gregas.
Palavras-chave: Grécia, União européia, eleições gregas, Eurobloco, FMI.
ABSTRACT
This paper presents a brief summary of the reasons and solutions to the crisis in Europe, specifically in Greece, and also provides a brief overview of the Greek elections.
Keywords: Greece, the European Union, Greek elections, Euroblock , IMF.
1. INTRODUÇÃO –
A formação da crise econômica da Europa deu-se fundamentalmente por problemas fiscais. Alguns países europeus, como a Grécia, gastaram mais do que arrecadaram por meio de impostos, e para se financiar esses países acumularam grandes dívidas. Assim passando significativamente o acordo do Tratado de Maastricht de 1992 que estipulou um limite de 60% do PIB. Na Grécia o descontrole foi ainda maior, ultrapassando 2 vezes o valor estipulado por esse tratado.
A Europa passou pela primeira grande desconfiança quando acontecia a crise de 2007 em que se desconfiava que os bancos americanos e também europeus possuíam ativos altamente arriscados, por meio das hipotecas americanas. A crise confirmou essa desconfiança e os governos passaram a injetar bilhões de dólares nas suas economias.
Em 2010 foi revelado que a Grécia teria fechado acordos com bancos americanos para esconder uma parte da sua dívida pública. Essa revelação fez com que a Europa passasse por mais uma desconfiança dos mercados, ocasionando assim um grande pessimismo nas economias européias.
2.1. A Crise Grega
A Grécia adotou uma série de pacotes de austeridade, que fez com que houvesse um forte aperto fiscal. Num total de 30 Bilhões de euros, o que representa 12,5% do PIB grego em 2009, mais cerca de 5% de redução no PIB em 2010