resumo sobre a postura social da identidade e a diferença
O comprometimento do funcionamento visual pode ocorrer em um olho ou em ambos, mesmo após a correção dos erros de refração comuns com uso de óculos, lentes de contato ou cirurgias oftalmológicas.
Visão subnormal/baixa visão: O indivíduo com baixa visão/visão subnormal é aquele que apresenta diminuição das suas respostas visuais, mesmo após o tratamento e/ou com correção óptica convencional (óculos e lentes de contato). Ele tem acuidade visual (o que enxerga) 6/18 e percepção de luz ou campo visual menor que 10 graus. Pode ainda apresentar projeção de luz ou uma redução acentuada na acuidade visual, o que interfere no planejamento e na execução das suas tarefas diárias e acadêmicas.
Cegueira total: O indivíduo com cegueira total é aquele que possui acuidade visual menor que 0,05 (3/60 ou 20/400) no melhor olho e com a melhor correção óptica. Ele apresenta desde ausência total de visão até a perda total da projeção luminosa.
Ao falarmos em inclusão nos reportamos logo às pessoas com deficiência caracterizadas como pessoas com necessidades especiais. É comum atualmente, presenciarmos debates, leis e defesas em favor dessas pessoas, mas sabemos que nem sempre assim aconteceu.
Na Antiguidade, nas cidades gregas como Atenas e Esparta, as crianças com deficiências eram abandonadas nas montanhas, já na Roma Antiga, as mesmas eram jogadas nos rios. Assim, as crianças com deficiência eram vistas como inúteis pela sociedade da época e por isso deveriam ficar longe dos seus olhos.
As épocas mudavam, mas o tratamento com as pessoas com deficiência continuavam quase os mesmos, ou muitas vezes mais cruéis. Durante o longo período da Idade Média, estes eram associados a pecadores e à imagem do diabo, sendo vítimas constantes da Igreja Católica e dos seus dogmas, que inculcava no restante da população a crença de não se