Resumo sobre Trabalho na Favela
Docente Filipa Ramalhete
Resumo ‘’Programa Favela Bairro- Participação e Planejamento’’
Durante a década de 90, a Cidade do Rio de Janeiro foi palco de uma nova dinâmica politica publica na área da habitação e de desenvolvimento urbano com ampla participação da sociedade que a partir de uma estratégia, permitiram definir objectivos, programas, prioridades e identificar e fortalecer parcerias necessárias.
Assim, no âmbito da Secretaria Municipal de Habitação, o programa Favela Bairro que tem como base ‘’O respeito às preexistências e ambientais e naturais’’ das comunidades favelada foi uma importante exemplo dessa nova dinâmica uma vez que reconhece o património construído pelas populações pobre como esforço diário da economia através da poupança própria, sem credito, sem acesso as condições básicas da cidade e cidadania e também o entendimento e a valorização do espaço urbano como lugar da cultura e das relações sociais.
Por ser um programa de caracter participativo demonstrado por meio de um concurso publico organizado junto ao Instituto de Arquitectos do Brasil, forem definidas metodologias de transformação das favelas em bairros populares promovendo a integração com a cidade dita formal. Esse processo permitiu aos agentes interessados no desenvolvimento urbano e social do
Rio de Janeiro, entre eles arquitectos, urbanistas, engenheiros, sociólogos e assistentes sociais, uma ampla discussão sobre uma realidade ate então em geral desconhecida e a margem da sociedade e do poder politico.
Os projectos vencedores do concurso, foram elaborados durante um intenso processo de participação e de reconhecimento mútuo entre moradores e profissionais que proporcionaram a que se soubesse e real necessidade de cada comunidade obtendo-se resultados positivos.
Contudo, houve dificuldade em lidar com vícios da população habituada a políticas paternalistas, com o baixo grau de diálogo no enterro de área atingidas pelo