Pobreza e exclusao
COMPREENSÃO DE TEXTO
1-Porque a pobreza incomoda mais a sociedade contemporânea que as sociedades do passado?
Apesar dos avanços tecnológicos das sociedades atuais, e da melhoria da educação, uma grande parte da população – os excluídos não usufruem desses avanços, onde há a falta te saneamento básico, de moradia e há o trabalho infantil. A presença constante dessa massa de pobres, que chega a dois terços da população no terceiro mundo, essa enorme população de pobres incomoda e constrange por dois motivos: por mostrar a ineficiência da administração do estado, do qual se espera medidas para lidar com a situação, e esses pobres são excluídos do contingente de consumidores nacionais. Essa população excluída pode se organizar politicamente contra esse sistema que os marginaliza, é um problema em uma sociedade que se pressupõe que se trabalha para fazer o bem comum.
2-De que modo alguns cientistas responsabilizam o sistema social pela geração da pobreza?
Desde o século 19, alguns economistas e sociólogos procuraram descobrir o futuro das populações carentes. Thomas Malthus e David Ricardo previram o esgotamento dos recursos naturais. Karl Marx em seu Manifesto do partido comunista sustentava que a produção do sistema capitalista levava a monopolização da maior parte da riqueza por poucos e a pobreza restaria a muitos. Muitas dessas teorias apresentaram falhas, como exemplo, temos o desenvolvimento tecnológico que ajuda a reduzir a mão de obra. As sociedades quase igualitárias foram quase completamente extintas.
3-Que relação é estabelecida entre a pobreza e a violência?
A população mais pobre, carente, vive à deriva dos instrumentos sociais, vivendo como pode, com um sentimento de desconfiança. Percebe-se que ao noticiar e difundir o quadro de violência, há a tendência de sistematizar e visar mais a população mais pobre e analfabeta por conta do preconceito sofrido e pela desproteção da classe subalterna.
4-O que você entende por “exército