Pobreza e exclusão
CURSO DE ENGENHARIA BÁSICA
DISCIPLINA: Ciências Sociais
PROFESSOR: Aroldo
ALUNO: Daniel Ferreira Machado
DATA: 11/11/2011
COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução à ciência da Sociedade. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2005. Capitulo 14.
Pobreza e exclusão
Introdução
Terá no mundo alguma sociedade realmente igualitária na qual as pessoas pudessem desfrutar de maneira semelhante os bens e as oportunidades da vida social? [...] As evidências históricas mostram que a cultura humana esteve sempre intimamente ligada [...] a idéia da distinção e da discriminação entre grupos sociais. [...] que foram se tornando mais complexas os membros não tinham acesso há algumas vantagens, como por exemplo poder e liberdade.(pág. 247).
Por outro lado, o processo histórico tem revelado como tendência marcante à diferenciação e a crescente complexidade da sociedade. (pág. 247).
O mundo contemporâneo assiste ao resultado deste longo processo histórico de formação de uma civilização complexa e diferenciada, na qual os diversos grupos procuram conquistar direitos ou manter previlegios e as possibilidades de acesso à produção de bens materiais e aos mecanismos de distribuição desses bens na sociedade. (pág. 247).
Desigualdade e pobreza
Se é verdade que as sociedades apresentam desde a antiguidade diferentes forma de discriminação e de distribuição desigual de bens, porque a pobreza se torna ao pouco aceitável na sociedade contemporânea? Porque a existência de parcelas da população a margem dos benefícios do desenvolvimento industrial e sem acesso a uma quantidade mínima de bens parece tão chocante? (pág. 247).
A razão para essa nova postura diante de populações excluídas ou carentes se deve inicialmente ao fato de que na sociedade moderna, nos últimos séculos, sedimento-se a idéia de que fazemos parte de uma totalidade que é a humanidade.[...] o mundo ocidental pertence a todos os habitantes do planeta. Uma igualdade, sem duvida nenhuma, originada do