resumo sobre quimica ambiental
DISCIPLINA – QUÍMICA AMBIENTAL
PROFESSORA – MÁRCIA LIMA
RESUMO DE APRESENTAÇÕES
BRÊNNON TÁRCIO DOURADO NASCIMENTO
PARNAIBA – PI
2014
O MEIO TERRESTRE A Química dos Solos
Retrata o conceito de solo, sua composição e formação assim como também as reações químicas que ocorrem na composição do estrato formador do solo.
O conceito de solo pode ser diferente de acordo com o objetivo mais imediato de sua utilização. De modo geral, o solo pode ser conceituado como um manto superficial formado por rocha degradada e, eventualmente, cinzas vulcânicas, em misturas com matéria orgânica, água e ar em proporções variáveis e organismos vivos. Onde seus componentes são: 45% de elementos minerais, 25% de ar, 25% de água e 5% de matéria orgânica.
Em se tratando de sua química, o solo é formado por estruturas poliméricas nas quais a unidade fundamental é um átomo de silício, onde sua formação é causada por reações químicas e físicas chamas de intemperismo ou meteorização.
Foi também abordado o conceito de capacidade de troca catiônica (CTC) que no solo é devida à superfície específica e às cargas inerentes ou acidentais de coloides eletronegativos, como os minerais de argila, a sílica coloidal e o húmus. Do ponto de vista biológico, a troca de cátions em solo é o mecanismo pela qual as raízes das plantas absorvem íons metálicos, como potássio, cálcio e magnésio.
E para finalizar foi explanado o conceito de fixação de metais pesados aos solos e sedimentos, onde o destino final dos metais pesados e também de muitos compostos orgânicos tóxicos é sua deposição e soterramento em solos e sedimentos. Os metais pesados acumulamse frequentemente na camada superior do solo sendo acessíveis para as raízes das plantas cultivadas em plantações. Por essa razão, é importante conhecer a natureza desses sistemas e seu mecanismo de funcionamento.
FONTES PRIMÁRIAS DE ENERGIA
Foram abordados