ARTIGO GEOLOGIA
AFONSO, Marcela da Silva1– UFPEL
VARGAS, Tuana Pedra2 – UFPEL
Resumo
O artigo discute a importância das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo para um Engenheiro ambiental e sanitário e como essas propriedades se relacionam entre si. Os processos apresentados a seguir são de natureza química: reações e alterações químicas do meio; físicas: disposição e tamanho de agregados; biológicas: como os macro e microorganismos afetam o solo. As relações entre os três processos são evidentes e as conseqüências dessas interações, juntamente com os processos de formação, formam os solos e suas características distintas. Considerando que inúmeros organismos se utilizam do solo para sobreviver, adquirir nutrientes e abrigo, é importante que este seja ecologicamente equilibrado, livre de poluentes nocivos a vida.
Palavras-chave: Solo.Importância.Propriedades.
Introdução
O presente artigo tem por objetivo apresentar a importância das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo para um estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária e para seu futuro profissional. Em primeiro momento é importante compreender o que é solo e suas principais características:
“O solo é um corpo natural, possuindo comprimento, largura e profundidade, e constitui a camada externa da litosfera, em contato com a atmosfera. Como o solo é formado a partir de um material que lhe dá origem, através ação de fatores climáticos e biológicos, o solo pode ser estudado como um corpo formado por fatores de formação e por processos de formação, os quais vão definir o solo resultante como um indivíduo com características e propriedades que o diferenciam dos demais solos.” (ZIMBACK, Célia Regina Lopes). Portanto, os fatores de formação são variáveis que conferem