resumo sobre planejamento tatico
O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados, visa, também, das as condições racionais para que se organize e dirija a empresa e seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura.
“Se o futuro vai chegar, por que deixar que ele apareça sem que se esteja devidamente preparado para enfrentá-lo?”
Entre as características do planejamento estratégico pode-se dizer que ele é um processo permanente e continuo, sempre voltado para o futuro, se preocupa com a racionalidade de tomada de decisões, sempre seleciona uma de diversas alternativas disponíveis, o planejamento é sistêmico, iterativo, uma técnica de alocação de recursos, é também, uma técnica cíclica. O planejamento é uma técnica de coordenação e de mudança e inovação visando sempre o futuro da empresa, a curto, médio e longo prazo.
O planejamento tático é o conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões envolvendo empreendimentos mais limitados, prazos mais curtos. As diferença principais entre o planejamento estratégico e tático são:
Nível de decisões
Dimensão temporal
Amplitude de efeitos
O resultado imediato do planejamento é o plano, todos esses planos têm um proposito que é a previsão. Todo o plano deve responder a uma série de questões: o quê, quando, como, onde e por quem.
A tomada de decisões é o núcleo da responsabilidade administrativa. O administrador deve decidir, o que fazer, quem deve fazer, quando, onde e ás vezes, como fazer.
Existem uma série de elementos que deve-se saber na elaboração do processo decisorial:
O tomador da decisão;
Objetivos;
Sistema de valores;
Cursos de ação;
Estados da natureza;
Consequências.
Há também, três diferentes áreas de decisão em qualquer empresa:
Decisões estratégicas;
Decisões administrativas;
Decisões operacionais;
Existem dois tipos de decisão: as programáveis e as