Resumo sobre os métodos de investigação em psicologia social
Aqui serão brevemente descritos seis dos métodos de pesquisa usados na psicologia social.
• O método de observação
• O método Correlacional
• A pesquisa de levantamento
• Estudo de Campo
• Experimento de Campo
• Experimento de Laboratório
O método de observação
É quando o psicólogo social apenas observa um comportamento social ou consulta arquivos os quais contém informaçõe que possam ser ultilizadas em seu estudo. Ás vezes o pesquisador interage diretamente com as pessoas que estão sendo investigados, outras vezes a investigação é feita de fora, ou seja, os observados não sabem que alguém os observam.
A princiapl vantagem desse método é que o fenômeno social é observado no ambiente natural em que se desenrrola. Sua desvantagem é que é um processo mais descritivos que explicativos, ou seja, não permite que se estabeleçam relações de causa e efeito tão claramente como nos métodos experimentais.
O método correlacional
Esse tipo de pesquisa consiste na obtenção de medidas de duas ou mais variáveis e no estabelecimento da relação existente entre elas.
As vantagens do estudo correlacional são, principalmente, as que permitem o estudo de situações onde uma intervenção experimental seria inadequada ou impossivel; permitem a coleta de grandes quantidades de informações; ultilizam métodos estatísticos de fácil aplicação; seus resultados são facilmente comunicáveis e de fácil entendimento.
Dois problemas precisam de atenção especial quando se ultiliza o método correlacional.
• O problema da terceira variável;
Ás vezes duas variáves co-variam, isto é, o aumento da intensidade de um corresponde ao aumento da intensidade da outra ou ao contrário. Isso acontece por causa de uma terceira variável. Por exemplo: O aumento da agressividade de uma criança faz com que ele fique mais agressivo e assista com mais frequancia filmes com alto índice de agressividade. Essa criaça pode estar mais agressiva