Resumo sobre memória
Universidade do Estado da Bahia
Departamento de Educação – Campus I
Curso de Psicologia
Disciplina: Processos psicológicos básicos
Docente: Edleusa Garrido
Discente: Flávia Rejane Lopes dos Santos
Salvador/BA 2013
Memória
A memória é um processo básico vital para o processamento do material percebido, significa aquisição, formação, conservação e evocação de informações. É o conteúdo de nossa memória que nos constitui, através dela desempenhamos atividades que sabemos, nos comunicamos e os episódios que não lembramos ou que não aconteceram não fazem parte de nós. A personalidade seria determinada por este conjunto de memórias e podemos perceber tal afirmação ao ver que um humano ou um animal criado no medo será mais cuidadoso, introvertido, lutador ou ressentido dependendo daquilo que ele lembra.
A necessidade da interação entre membros da mesma espécie, ou entre diferentes espécies inclui, em especial, a comunicação entre indivíduos, sendo esta necessária para o bem estar e a sobrevivência. Em espécies mais avançadas, as emoções coletivas, a defesa de ideais comuns, o altruísmo são parte da memória e servem para a intercomunição. Procuramos laços, geralmente culturais ou de afinidade, e com base em nossas memórias comuns, formamos grupos. A identidade de um povo provém, das memórias compartilhadas com todos, cujo conjunto denominamos de história.
Os seres humanos utilizam a partir dos 2 ou 3 anos, a linguagem para adquirir, codificar, guardar ou evocar memórias, as demais espécies não. As memórias são construídas nas células nervosas (neurônios), se armazenam em redes de neurônios e são evocados pelas mesmas redes neurais ou por outras. Suas modulações são feitas através das emoções, estado de animo e pelo nível de consciência.
Izquierdo