Pesquisa Operacional:MÉTODO SIMPLEX E SOLVER
A nova ordem mundial vem se caracterizando por grandes mudanças tecnológicas e sociais e com o consequente aumento da competitividade na maioria dos setores da economia. Na disputa por novos mercados e na tentativa de manutenção das atuais posições, necessário se faz uma gestão eficiente e eficaz que garanta a continuidade do empreendimento no longo prazo, além do cumprimento de sua missão.
Dirigir uma empresa não é uma missão muito fácil. É necessário analisar de forma calma e eficiente cada situação-problema para então tomar a melhor decisão. Evitando assim prejuízos que podem ser previstos e podendo atingir também um lucro maior do que o estimado.
Para que possa cumprir sua missão, a organização depende dos resultados obtidos. Sendo assim, a otimização da utilização dos recursos disponíveis em uma organização constitui um fator de extrema importância principalmente ao considerarmos o alto grau de competitividade dos mais diversos ramos de atividade e as exigências do mercado atual.
Hoje em dia há muitos meios que permitem com que nossas empresas tenham um maior auxilio no momento de decidir qual o melhor caminho a seguir para se obter seus objetivos. As principais ferramentas da pesquisa operacional que podem auxiliar no processo de decisão nas empresas são a Programação Linear, uma ferramenta quantitativa que busca encontrar uma solução ótima para a melhor alocação de recursos; o Método Simplex, que visa à aplicação de modelos matemáticos a partir de algumas restrições buscando minimizar os custos e aumentar os lucros na organização e o Solver (recurso do Microsoft Excel) que possibilita analisar diversas alternativas instantaneamente a fim de encontrar uma solução ideal para o problema. Não se limitando aos três métodos acima citados.
O estudo feito parte do pressuposto de que é possível projetar-se modelos de decisão eficazes, que apoiem o processo de gestão, através de um conjunto de premissas e requisitos lógicos e estruturados com