resumo sobre Linguagem Visual
Elementos da Linguagem Visual:
Ponto
É o elemento mínimo da comunicação visual. Não pode ser reduzido a nenhum outro e, combinado com outros pontos, forma todos os demais elementos a serem estudados.
Sua utilização na comunicação e na mídia ocorre com mais frequência de maneira não isolada, em combinação com outros pontos. Uma série de pontos colocados muito próximos um do outro fazem com que sejam vistos predominantemente como um todo, e não isoladamente, mas,deve-se ressaltar que isoladamente, o ponto tem a característica de possuir um grande poder de atração.
Retícula: malha de pontos usada em reprodução gráfica de imagens, permitindo a utilização de meio-tom.
Linha
As linhas são dinâmicas, sugerem trajetória e ritmos. Podem ser:
Onduladas e curvas: associam-se a leveza, suavidade, harmonia.
Retas: são mais associadas à racionalidade e à precisão.
Angulosas: podem traduzir a noção de choque e conflitos.
Horizontais: associadas a estabilidade.
Diagonais: dinamismo, movimento ou instabilidade
FORMA
A linha descreve a forma. Na linguagem das artes visuais, a linha articula a complexidade da forma. Existem três formas básicas: o quadrado, o círculo e o triângulo equilátero. Cada uma das formas básicas tem suas características especiais, e a cada uma se atribui uma grande quantidade de significados, alguns por associação, outros por vinculação arbitrária, e outros, ainda, através de nossas próprias percepções e fisiologias.
DIREÇÃO As formas básicas expressam três direções visuais e significativas: o quadrado, a horizontal e a vertical; o triângulo, a diagonal; o círculo, a curva. Cada uma das direções tem um forte significado associativo e é um valioso instrumento para a criação de mensagens visuais. Quando se trata de direção, a vertical-horizontal constitui a referencia primária do homem em termos de bem-estar e mentalidade.
A direção diagonal tem referência direta