Resumo sobre Interação SOcial
A partir de conceitos sociológicos podemos definir o conceito de Interação Social como sendo o estabelecimento de relação mútua entre duas ou mais pessoas e os efeitos que essa relação causa em cada indivíduo que participa desta relação.
De acordo com o texto, podemos ilustrativamente compreender esse conceito e extrair elementos que nos possibilitam entender mais profundamente o que um indivíduo é capaz de fazer para se sentir parte de um grupo que ele convive e concluir quão poderosa é essa interação.
O texto infere situações ou comportamentos tidos como mais imorais pro padrão social de convivência e descreve experiências realizadas em pessoas que, longe do justificável, traduz compreensivelmente a motivação de seus atos maldosos.
Por mais impactante que possa parecer, mas o holocausto da segunda guerra mundial foi o primeiro exemplo que nos remete a compreender que todo o massacre onde os alemães exterminaram de maneira cruel mais de seis milhões de judeus, além de outros grupos como homossexuais e deficientes, na verdade foi um mero fruto dos efeitos da interação social onde grande parte dos alemães, talvez nem compactuassem com aquela idéia, mas cometiam as execuções simplesmente para cumprir seu papel social no contexto em que se encontravam.
Os três elementos que servem de base no estudo sobre interação social são: Normas de Solidariedade, Estruturas de Autoridade e Burocracias como estrutura de autoridade altamente eficiente.
O primeiro trata de comportamentos motivados pela relação que temos com afetos em que cometemos atitudes para não decepcionar essas pessoas das quais dependemos emocionalmente delas para viver. A estrutura de autoridade foi provada através de experiência que os seres humanos tendem a ser obedientes a comandos hierárquicos ou dos que detêm o poder, com medo de se submeterem a ridicularização o ostracismo ou as punições de forma geral, mesmo que essa ordem provoque um sofrimento enorme a outro ser humano. Por