Resumo sobre in disciplina e viol ncia escolar
As mudanças tecnológicas exercem grande influência no modo de ser das pessoas, na escola este quadro não seria diferente, pois, vivemos na chamada “sociedade da informação”. O aluno obedecia tudo o que lhe era imposto autoritariamente o que, em meio a nossa atualidade não acontece mais. Hoje, o ensino escolar atravessa um momento crítico aonde, a questão disciplinar vem se agravando progressivamente e, consequentemente dificultando a relação professor-aluno, prejudicando o ensino-aprendizagem.
Portanto, a palavra disciplina possui dois fins: social visando à inserção do indivíduo na sociedade e, educacional sendo fim e meio da educação.
A escola legitima sua autoridade quando cumpre seu papel social e, apresenta qualidade por outro lado o professor a legitima quando coloca a dimensão afetiva na relação com a classe, através do respeito mútuo e da cooperação.
Através das Recomendações Disciplinares de 1922 percebe-se que existia um controle comportamental da conduta dos alunos e, para que a disciplina fosse aplicada era necessária a utilização de castigos, ameaças, medos, coação e subserviência. Nesta considerava-se disciplinado o aluno que fizesse silêncio absoluto, era obediente e submisso ao professor.
Obtendo a disciplina por meio da coação, levava o aluno à heteronomia (subordinação de um indivíduo a uma lei ou vontade externa) retirando a autonomia (liberdade de pensar, agir, decidir).
Alguns fatores que podem afetar a in (disciplina) escolar são: sociedade que se tem uma valorização do individualismo; família onde, em alguns casos podemos encontrar os famosos “pais autoritários”, “pais permissivos” que não conseguem exercer nenhum tipo de controle sobre a criança; escola que impõe seu “modelo” de forma rígida e autoritária existe dois tipos de professor: autoritário utilizando a repressão e o liberal que acredita que deixar os alunos fazerem o que quiserem é o melhor caminho e por fim o próprio aluno.
O