Resumo sobre diretrizes metodológicas em Pesquisa acadêmica
PESQUISA ACADÊMICA EM ENGEHARIA DE PRODUÇÃO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA
Segundo os autores, Ualisson Rébula de Oliveira(FEG-UNESP) e Paulo Roberto Tavares Dalcol(PUC-RIO) em seus artigo “Diretrizes Metodológicas de Pesquisa Acadêmica em Engenharia de Produção: Uma Abordagem Prática”, o artigo fora desenvolvido para que haja a compreensão de aspectos metodológicos que devem ser seguidos para a consecução de uma pesquisa na área de Engenharia de Produção.
Para que a pesquisa ocorra de modo correto é necessário definir os métodos que serão utilizados. Método para os autores é o processo racional que se segue para chegar a um fim. Com o conceito inicial introduzido, elaborou-se um mapa conceitual hierárquico para facilitar a construção do conhecimento do leitor.
Segundo MARCONI & LAKATOS, antes de começar uma pesquisa há a necessidade de verificar se essa é viável, relevante, nova, exeqüível e oportuna. Após analisado esses fatores deve-se estabelecer limites para a investigação em relação ao assunto, à extensão e outras séries de fatores.
Com os limites já estabelecidos é necessário selecionar suas classificações e o tipo de pesquisa que segundo SANTOS(2003, p.171) pode ser baseada nos objetivos pretendidos ou pode ser feita com base nos procedimentos técnicos utilizados pelo pesquisador. Em relação aos objetivos, a pesquisa pode ser descritiva, exploratório e explicativa. Já quanto ao procedimento, pode ser : documental,estudo de caso, pesquisa-ação,pesquisa participante, entre outros.
Sobre os métodos da pesquisa que serão utilizados é necessário saber que o conhecimento prévio que será empregado na pesquisa pelo pesquisador, é de fundamental importância para o alcance do objetivo (MARCONI & LAKATOS, 2004). Esses métodos podem se classificar em indutivo, dedutivo, hipotético dedutivo e dialético.
Em seguida há a necessidade de explorar os objetivos gerais (o que se quer dizer de uma forma geral) e os objetivos específicos