Gestão Publica
Disciplina: GESTÃO OPERACIONAL
Aluna: SUELI LÖW LOPES COPETTI
Professor: GILBERTO TAVARES DOS SANTOS
Professora tutora: GABRIELA DE ABREU OLIVEIRA
Gestão Pública
Os termos gestão e administração podem ser considerados sinônimos, significando um conjunto de princípios de normas e funções que têm por fim ordenar os fatores de produção e controlar produtividade e eficiência para obter determinado resultado. Na prática, o processo (ou ciclo) de gestão concretiza-se por meio da aplicação de reconhecidos “modelos explicativos”. No caso desta disciplina os ciclos de gestão serão caracterizados em quatro etapas. Quais são essas etapas? Qual a importância de cada uma delas para um ciclo de gestão ser considerado de sucesso?
As etapas são:
a) Planejamento, que busca fornecer orientações, define metas, normas, métodos e técnicas e ferramentas para a nortear a execução da gestão.
B) Execução: A execução envolve a parte preparatória para capacitar as pessoas para executar as tarefas, que geram os resultados, e a coleta de dados de forma a sistemática e contínua.
c) Avaliação: A etapa de avaliação compara o que foi realizado com o que foi planejado, valorando desvios encontrados, e identifica as causas, sugere alternativas para correção dos desvios.
d) Controle: O controle tem caráter decisório executivo, pois toma decisões para corrigir as disfunções e revê o planejamento, para fazer as melhorias necessárias.
A Gestão Pública utiliza-se de modelos de organização hierarquizados de forma ainda predominante (Gestão Estratégica, Tática e Operacional). Todavia, percebe-se que outros modelos de organização já vêm sendo aplicados, tais como os modelos matriciais, processuais e em rede. Exemplifique como pode se apresentar um modelo de organização não hierárquico na Gestão Pública. A gestão pública pode também utilizar a gestão matricial, que é uma estrutura em rede não hierárquica onde as equipes são organizadas por diversas