Resumo sobre Descartes
O Pai da Filosofia Moderna
René Descartes nasceu em 31 de Março 1596 em La Haye, a 300 quilômetros de Paris. Com oito anos, ingressou em um colégio jesuíta. Continuou seus estudos formando-se em direito, porém nunca exerceu a profissão. Aos 22 anos foi para a Holanda e alistou-se no exército , com a intenção de seguir carreira militar. Mas não se identificava com a carreira e não se tem notícia de nenhum grande feito seu.
Um ano depois viajou para a Alemanha, onde teve três sonhos que vieram a nortear sua vida e, de acordo com o próprio, foram a revelação de sua tarefa intelectual e missão de vida: a descoberta dos fundamentos de uma “ciência admirável”, com objetivo de unificar todos os conhecimentos humanos, embasado na verdade e em certezas racionais.
Sua certeza vem de sua própria educação (normal para a época), onde as bases de Aristóteles não asseguravam certeza alguma, tanto no campo filosófico quanto no científico. Por conta disso seria necessário começar novamente e achar um caminho que o permitisse chegar a certezas científicas universais, através de um novo método que ele apresentou em ¨Discurso do Método¨, a base da ciência contemporânea.
O método cartesiano consiste no Ceticismo Metodológico duvida-se de cada ideia que não seja clara e distinta. Descartes instituiu a dúvida: só se pode dizer que existe aquilo que puder ser provado, sendo o ato de duvidar indubitável. Baseado nisso, Descartes busca provar a existência do próprio eu e de Deus.
Também consiste o método de quatro regras básicas:
Primeira:
Verificar se existem evidências reais e indubitáveis sobre o fenômeno ou coisa estudada, evitando assim a precipitação e a prevenção para que nada pudesse pô-lo em dúvida.
Segunda:
Analisar, dividindo ao máximo as coisas, em suas unidades mais simples e estudar essas coisas mais simples, para melhor resolvê-las.
Terceira:
Sintetizar, agrupando por ordem os pensamentos, começando sempre do mais simples e fáceis,