Resumo sobre cargas elétricas
Histórico:
A eletricidade como ciência data de 600 a.C, quando os gregos observavam que uma pedra de âmbar, ao ser atritada com lã, adquiria a capacidade de atrair para si pequenos objetos.
Quando um bastão de vidro é atritado com seda também adquire essa capacidade graças á passagem de algo de um corpo para o outro. Esse algo transferido é chamado genericamente de cargas elétricas.
Atualmente esses fenômenos são explicados da seguinte forma: todos os corpos são formados por átomos, os quais são constituídos de partículas elementares chamadas de: elétrons, prótons e nêutrons. Os elétrons possuem carga negativa, os prótons possuem cargas positivas e os nêutrons não possuem carga elétrica.
Podemos concluir que, ao atritarmos o bastão de vidro com a lã ocorreu uma troca de elétrons entre o bastão e o pano de lã, de modo que um ficou com falta e o outro com excesso de elétrons.
Corpo eletricamente neutro e corpo eletrizado
Um corpo está eletricamente neutro quando o número de prótons e elétrons está em equilíbrio na sua estrutura.
Quando ha um desequilíbrio no numero de prótons com o de elétrons dizemos que o corpo está eletrizado e a carga dependerá da partícula que estiver em excesso ou em falta. Se um corpo estiver com um número maior de prótons ele está eletrizado positivamente, caso seja o contrário podemos afirmar que ele está eletrizado negativamente.
Principio das ações elétricas: Cargas de sinais iguais se repelem e de sinais contrários se atraem.
Principio da conservação das cargas elétricas: Em um sistema eletricamente isolado a carga elétrica total permanece constante.
Processo de Eletrização
Atrito: Consiste em atrair corpos inicialmente neutros e durante o atrito ocorre a transferência de elétrons.
Contato: Um corpo é eletrizado por um outro corpo previamente carregado. Na eletrização por contato os corpos sempre se eletrizam com cargas de mesmo sinal.
Indução Eletrostática: Um corpo é eletrizado apenas pela