Humanizaçao com idosos em uti
--------------------------------------------------------------------------------
Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica que tem por objetivo mostrar a importância da humanização dos cuidados de enfermagem ao paciente idoso em terapia intensiva.
23/08/2010 - por Paulo Faustino Mariano Pedro Augusto Paula do Carmo na categoria 'Artigos' RESUMO: Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica que tem por objetivo mostrar a importância da humanização dos cuidados de enfermagem ao paciente idoso em terapia intensiva. Como resultado de nossas reflexões tem-se que o cuidar humanizado ao paciente idoso em terapia intensiva ainda encontra-se fundamentado no saber tecnológico e que o fenômeno do envelhecimento necessita ser compreendido em sua totalidade. Pode-se concluir que um dos meios de se garantir uma prática mais humanizada ao idoso em terapia intensiva, é estimular a equipe de Enfermagem a perceber o idoso como um sujeito ético, moral, social, com direitos e deveres de cidadão e provedor de seu próprio estado de saúde e/ou doença.
Palavras-chave: Terapia intensiva, idoso, humanização
Introdução
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) surge como resposta às diferentes necessidades terapêuticas do paciente, objetivando garantir melhores condições nos cuidados a serem prestados, uma abordagem mais individualizada, direcionada a pacientes de alto grau de complexidade.
Uma das maiores preocupações daqueles que integram a equipe de enfermagem que atua nas Unidades de Terapia Intensiva, além de todo o aparato tecnológico, é, sem dúvida, a forma de como se deve prestar uma assistência e/ou cuidado, tomando como parâmetro um saber centrado na pessoa, no indivíduo. E um dos maiores problemas a serem enfrentados está justamente no saber tecnológico, que condiciona o profissional a desenvolver ações mecanizadas.
Quando este saber centra-se no