Resumo sobre bullying
CAXIAS-MA 29 DE ABRIL DE 2014
ALUNO: MARIA JULIA OLIVEIRA
PROF. JOAQUIM
DISCIPLINA: PSICOLOGIA
RESUMO
CAXIAS-MA
2014
FACULDADE DO VALE ITAPECURU-FAI
CAXIAS-MA 29 DE ABRIL DE 2014
ALUNO: MARIA JULIA OLIVEIRA
PROF. JOAQUIM
DISCIPLINA: PSICOLOGIA
Resumo 01
Bullying: o fracasso das nações de empatia, respeito e solidariedade.
O termo bullying é utilizado na língua inglesa para descrever atos de violência física ou psicológica, praticados por um individuo ou por um grupo com o objetivo de intimidar ou agredir pessoas incapazes de se defender. O bullying constitui uma forma de abuso exercido por alguém que possui poder sobre uma pessoa ou grupo de pessoa com vistas a manipulação psicológica, intimidando ou agredindo a quem não possui condição de se defender, cuja a sua verdadeira intenção é intimidar o outro.
Características dos sujeitos bullies
Os bullies têm personalidade dominadora, autoritária e provocativa. Consiste em uma educação se regras, não inclui a noção fundamental de respeito à individualidade e à diferença.
Os agressores apresentam-se como pessoas antipáticas, desagradáveis, arrogantes e impostoras. Deve-se ter muito cuidado em não transformar os comportamentos do bullying em galardão.
Características comuns da vitima de bullying
A vitima desse preconceito geralmente é selecionada pelo abusador dentre crianças e adolescentes frágeis, a vitima apresenta características como:
Solitárias, tímidas, oprimidas. Com características físicas ou psicológicas que podem servir de pretexto ao sujeito agressor, tais como: obesidade, uso de óculos, condições físicas peculiares, modo de andar, falar, vestir ou comportar-se.
Categorias de bullying
Bullying direto: a pressão se dá de um individuo ou grupo sobre outra pessoa ou grupo de pessoa.
Bulluing indireto, também conhecido como agressão, ataque ou revanche social: é alcançado