Resumo sobre Balanço
UMA ESTRATÉGIA DE MUDANÇA A FAVOR DA POLÍTICA SOCIAL
Introdução: “Justiça é dar a cada um o que lhe compete. Justiça é ter relação adequada à natureza de cada coisa. Justiça é, portanto, uma relação e uma atitude corretas, exigidas em cada situação”.
Leonardo Boff
O presente trabalho pretende focar e valorar a contabilidade e a importância do Balanço Social como instrumento de transparência de dados gerenciais, dentro do processo de gestão, mediante o uso da tecnologia de informação para disponibilizar, em tempo integral, o maior número de informações aos usuários interessados.
Seus reflexos no fluxo de informações, controles, análise, indicadores de desempenho, tomada de decisão, diretrizes e regras são determinantes nos processos de gestão, e a eficácia destes pré-requisitos somente será possível por meio da contabilidade, instrumento de suporte à veracidade dos fatos.
Segundo Kroetz, RBC 113/98:“A sociedade sempre esperou da Ciência Contábil sua parcela de comprometimento com a busca do bem-estar social”.
Para a elaboração do Balanço Social, a premissa é idêntica: em relação aos dados que compõem a Demonstração do Balanço Social, de ordem quantitativa ou qualitativa, seja qual for a relevância dos investimentos tangíveis ou intangíveis, a confirmação dos elementos dar-se-á sempre via contabilidade. Caso contrário, o Balanço Social não passa de mera peça ilustrativa de veracidade questionável ou de marketing.
Para o sucesso dessas ações, o Contador precisa estar preparado, estar ciente do que o usuário realmente deseja, e das disposições normativas acerca dos procedimentos técnicos a serem adotados na elaboração do Balanço Social. Dentro desta linha de raciocínio, a contabilidade com o Balanço Social é ferramenta indispensável à prestação de contas da gestão pública e às auditorias, inclusive como forma de atender adequadamente à lei da responsabilidade fiscal, para que esta atinja