Resumo sobre Administração
A Teoria Geral da Administração (TGA) trata do estudo da Administração da organização em geral e das empresas em particular, ela surgiu no século passado atravessando fases distintas que realça e enfatiza um aspecto importante da administração.
Com “Ênfase nas Tarefas” a Escola da Administração Cientifica teve seu inicio no começo do século XX pelo engenheiro W Taylor onde sua preocupação original foi tentar eliminar o fantasma dos desperdícios e das perdas sofrida pelas indústrias . A Administração cientifica representa uma aproximação teórica aos estudos da administração empresarial.
Juntamente com a “ênfase estrutura organizacional”, que é a fase na qual administrar, significa basicamente planejar e organizar a estrutura de órgãos e cargos que compõem a empresa ao controlar suas atividades. É relacionada três abordagens com a estrutura organizacional: - a Teoria Clássica, Teoria da burocracia de Weber e Teoria Estruturalista.
A camada humanística, “ênfase nas pessoas” é a fase em que administrar, sobretudo é lidar com as pessoas. Ela procura enfatizar as pessoas dentro da empresa, deixando em segundo plano a estrutura e as tarefas, esta abordagem pode ser desdobrada em duas escolas ou teorias: Escola das Relações Humanas que trata-se democracia e liberalizante corrida na TGA. A segunda Abordagem humanística a Teoria comportamental é centrada no comportamento organizacional, onde desenvolve a teoria das decisões definindo seus comportamentos diante de situações com que se deparam.
Por conseguinte desta, surgiu também a “ênfase da tecnologia”, que significa lidar com a tecnologia para