Resumo sobre as 3 principais teorias da administração
Considerado Pai da Administração Cientifica, Frederick Wislow Taylor, revoluciono todo o sistema produtivo criando a base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração.
Sendo assim, o taylorismo aperfeiçoou o processo de divisão técnica do trabalho, sendo que o conhecimento do processo produtivo era de responsabilidade única do gerente, que também fiscalizava o tempo destinado a cada etapa da produção. Outra característica foi a padronização e a realização de atividades simples e repetitivas. Taylor apresentava grande rejeição aos sindicatos, fato que desencadeou diversos movimentos grevistas.
Henry Ford (1863 – 1947), por sua vez, desenvolveu o sistema de organização do trabalho industrial denominado fordismo. A principal característica do fordismo foi a introdução das linhas de montagem, na qual cada operário ficava em um determinado local realizando uma tarefa específica, enquanto o automóvel se deslocava pelo interior da fábrica em uma espécie de esteira. Com isso, as máquinas ditavam o ritmo do trabalho..
Tanto o taylorismo quanto o fordismo tinham como objetivos a ampliação da produção em um menor espaço de tempo e dos lucros dos detentores dos meios de produção através da exploração da força de trabalho dos operários.
A Teoria Clássica, teve o seu início na França em 1916, tendo como fundador o francês Henri Fayol, engenheiro que se baseava em princípios e técnicas para o seu trabalho.
Fayol via a organização como um corpo ("corpo empresarial") e as atividades deste eram divididas em seis funções:
Técnicas, Financeiras, Comerciais, De Segurança, Contábeis e Administrativas
Fayol definiu elementos da