tabela periodica
A Lei da Periodicidade (Mendeleyev) as propriedades dos elementos variavam, periodicamente, em função de suas massas atômicas. A Classificação Periódica Moderna é uma adaptação da Tabela Periódica de Mendeleyev à Lei de Moseley, segundo a qual "as propriedades dos elementos químicos variam, periodicamente, em função de seus números atômicos".
Moseley: estabeleceu o conceito de número atômico. A verdadeira identidade de um elemento está relacionada com a carga nuclear (número de prótons) dos seus átomos, e não com a massa atômica, como até então se acreditara.
“As propriedades dos elementos são uma função periódica de seus números atômicos”.
Dentre os 109 elementos conhecidos, temos os NATURAIS, que constituem a matéria do nosso mundo físico, e os ARTIFICIAIS, que foram obtidos em laboratórios de pesquisa nuclear.
1 – Elementos Naturais e Artificiais
Os ELEMENTOS NATURAIS são aqueles que se encontram constituindo a matéria do nosso mundo físico. Entre os elementos naturais, dois deles não mereçam tal classificação (Frâncio, Fr, e o Astato, At), pois até hoje não foram isolados em quantidades visíveis.
Os elementos ARTIFICIAIS são aqueles que não existem na natureza. Foram produzidos, e o são até hoje, em laboratórios de pesquisa nuclear. São classificados em cisurânicos e transurânicos.
Cisurânicos: encontram-se antes do Urânio (Z = 92). São eles o Tecnésio (Tc, Z = 43) e o Promécio (Pm, Z = 61).
Transurânicos: encontram-se depois do Urânio e seu número aumenta, pois a cada dia novos elementos podem ser sintetizados. Os mais recentemente produzidos, Rutherfórdio (Rf, Z = 104), Dúbnio (Db, Z = 105), Seabórgio (Sg, Z = 106), Bóhrio (Bh, Z = 107), Hássio (Hs, Z = 108) e Meitnério (Mt, Z = 109).
Observe a posição dos elementos naturais e artificiais na tabela periódica:
Podemos classificar os elementos químicos de acordo com as propriedades físicas que apresentam, em: metais,