Resumo Simples 1
Embora o envelhecimento seja um processo natural da vida, o nosso organismo sofre várias alterações fisiológicas, sabendo que a expectativa de vida e o número de pessoas que ultrapassam os 60 anos vem aumentando consideravelmente segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O presente trabalho pretende demonstrar por meio de estudo de caso onde foi utilizada entrevista semi estruturada, com dez idosas voluntárias que freqüentam diariamente o projeto Vida Ativa na Terceira Idade (VATI). Nas entrevistas as participantes relatam as experiências vivenciadas no referido projeto que tem a finalidade de promover atividades físicas para os idosos voltados para a educação, saúde e qualidade de vida, elas relatam também a questão do afeto de umas com a outras, do bom relacionamento com os professores, a auto-estima, e do bem estar que os exercícios faz para a sua vida e para os afazeres dos trabalhos realizados diariamente.
Nos relatos é possível observar que com a prática das atividades físicas diárias houve uma melhora nas atividades realizadas como, caminhadas, exercícios aeróbicos, jogos, brincadeiras e dinâmicas, treinamento funcional ( exercícios realizados no colchonetes ,musculação ,trabalho de resistência, deslocamento, flexibilidade, lateralidade, equilíbrio, coordenação motora, com revezamento nos aparelhos na academia da terceira idade (ATI) ao ar livre.
Neste sentido podemos compreender que projeto em si possibilita nos ampliarmos o nosso conhecimento acadêmico a partir de reflexões sobre o processo de envelhecimento com dimensões biológicas, psicológicas, social e espiritual, lazer em seu entretenimento inter-relação pessoal e conceitos de qualidade de vida. Contudo, obtivemos resultados positivos em relação as melhorias na saúde dos idosos contribuindo para formação de grupos sociais para uma identidade coletiva e individual, pois entendemos que a saúde e qualidade de vida