Resumo "segredo do rio"
Escrito em homenagem ao filho do escritor - que um dia perguntou ao pai por que as estrelas não caem do céu -, este livro fala, de maneira poética e delicada, da necessidade de se proteger a natureza. Em Portugal, a obra é uma referência obrigatória na literatura infantil.
Breve resumo
Neste livro encontramos uma bela história de amizade entre um jovem camponês e uma enorme carpa. Junto à casa do rapaz existiam entre muitas árvores de fruto, um ribeiro muito bem cuidado por toda a população, onde o jovem passava os seus dias a brincar.
Num desses dias, conheceu uma carpa que conseguia falar a língua dos humanos, que lhe questionou se poderia habitar aquele ribeiro. O rapaz consentiu o seu pedido em troca de imensas histórias e brincadeiras partilhadas pelos dois desde que a sua amizade se mantivesse em segredo, para o bem de ambos.
Depois de um Verão repleto de brincadeiras na água, com mergulhos explorando o fundo do ribeiro, chega um Outono quente e seco, sem chuvas, o que fez apodrecer as frutas do pomar e secar as colheitas da família do rapaz, deixando de haver dinheiro e comida para se alimentarem.
Com os pais já em desespero por não saberem como alimentar os seus filhos, o rapaz ouve-os a conversar durante uma noite sobre um grande peixe que têm visto no ribeiro. A carpa poderia ser uma solução para a fome que enfrentavam, mas assim o rapaz iria perder a sua amiga.
O que deve fazer o rapaz nesta situação? Dizer à carpa para fugir? Ou deixar os pais pescarem a sua amiga para poderem