Analise Financeira Embraer
As análises financeiras são estudos da situação financeira e patrimonial de uma empresa ou entidade, e oferecem uma visão clara da situação financeiro-econômica de uma determinada empresa, identificando seus pontos fortes e fracos e mostrando a evolução durante os anos.
A análise dos indicadores financeiros e econômicos propicia informações adicionais de grande importância, possibilitando a ele gerenciar a execução orçamentária, financeira e patrimonial, além de fornecer resultados com significativa margem de segurança.
Para analisar corretamente uma empresa, primeiramente é necessário compreender os principais conceitos e entender a aplicabilidade de cada indicador financeiro. Antes do inicio da análise financeira da entidade em questão, segue um breve resumo dos principais conceitos. O QUE É LIQUIDEZ?
É a possibilidade que um investimento tem de ser reconvertido em dinheiro com mais facilidade e baixo custo. Pode-se dizer que o grau de liquidez de um ativo é a sua capacidade de se transformar em dinheiro sem perder seu valor, ou seja, quanto mais fácil for a conversão em dinheiro menor a perda de valor nessa conversão. Os índices de liquidez demonstram a capacidade de pagamento da empresa frente à suas obrigações. A Liquidez Corrente é calculada a partir da Razão entre os direitos à curto prazo da empresa e as dívidas à curto prazo; a Liquidez Seca exclui dos direitos o estoque, pois estes podem ser obsoletos ou representar fielmente os saldos expressos no balanço. Já a Liquidez Imediata é um índice mais conservador, que considera apenas caixa, saldos bancários e aplicações financeiras de liquidez imediata para quitar as obrigações, excluindo-se além dos estoques as contas e valores a receber.
O QUE É CICLO FINANCEIRO?
Representa o tempo médio decorrido, em dias, entre o pagamento aos fornecedores de matérias-primas e o recebimento dos valores relativos às vendas dos produtos da empresa. Durante este período, a empresa