RESUMO Rubem Azevedo Alves
Considerado um dos maiores pensadores da educação no Brasil, Rubem Alves deixou uma inestimável contribuição para a cultura brasileira. Foi teólogo, pedagogo, tradutor, psicanalista, poeta e filósofo brasileiro. É autor de diversos livros, sobre diversos assuntos, entre eles, filosofia, teologia, psicologia e histórias infantis.
Nasceu em Minas Gerais no dia 15 de setembro do ano de 1933, na cidade de Boa Esperança, mudou-se com sua Família para o Rio de Janeiro no ano de 1945. Educado no meio de família protestante, estudou Teologia no Seminário Presbiteriano de Campinas, São Paulo. Exerceu a atividade de pastor em Lavras, Minas Gerais.
Casou-se em 1959 e teve três filhos: Sérgio, Marcos e Raquel. Sendo sua filha sua grande inspiradora quando escrevia contos infantis.
Em 1963 foi para Nova York estudar Mestrado em Teologia. Em 1968, já no Brasil, foi perseguido pelo regime militar. Nesse mesmo ano voltou para os EUA, onde cursou doutorado em Filosofia. De volta ao Brasil nos anos 70 ensinou filosofia na Universidade de Campinas.(Unicamp)
No convívio com os menos favorecidos, Rubem Alves encontrou subsídios para forjar aquela que ficaria conhecida mais tarde como a “Teologia da Libertação”, corrente teológica que prioriza a evangelização e a promoção humana integral dos mais pobres sob os princípios de amor e liberdade, desvinculando-se da noção de pecado que permeia o discurso religioso. Por ser considerada um produto do marxismo e “perigosamente influenciada pelo comunismo”, a “Teologia da Libertação” foi duramente criticada pela Igreja, o que provocou o afastamento de Rubem da vida religiosa.
Rubem Alves faleceu em Campinas, São Paulo, no dia 19 de julho de 2014.