O que é científico?
RESUMO:
Rubem de Azevedo Alves é educador, escritor e psicanalista, doutor em filosofia pela Universidade de Princeton (EUA) e professor em mérito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Seu livro que é científico mostra opiniões do que seria algo científico através da ciência e do senso comum. Ainda como mostra o autor os cientistas usam a inteligência da mente através da ciência e as pessoas também usam a inteligência, mas com outros horizontes através da sabedoria espiritual e sentimental coisa que não existe na ciência que é racional, ou seja, para a ciência nem todos os conceitos são úteis já o senso comum valoriza todas as informações para se chegar à verdade. E por fim como defende o autor conhecimento científico é aquele que é provado e comprovado pela ciência através de experimentos em laboratórios. E conhecimento popular é aquele que é reconhecido pela maioria. Mas isso não quer dizer que este não possa ser aprovado pela ciência através de testes. Sendo que como fala o autor a ciência nem sempre pode ser tão verdadeira, pois ela pode ser derrubada pela veracidade popular do censo comum. E assim cada uma pode ser derrubada por ambas às partes.
“O que é científico”? (I)
“Não foi pego com as redes regulamentares, não é real, não sabemos o que é um sabiá, não sabemos o que é o canto do sabiá...” (P.86).
Segundo Rubão um dos personagens da história do livro o que é científico, algo científico ou verdadeiro seria aquilo que caiu nas redes desconhecidas pela confraria dos cientistas. Pois eles são aqueles que pescam no grande rio... (p.86).
“Mas a também os céus e as matas que se enchem de cantos de sabiá... lá as redes do cientista ficam sempre vazias”. (p.86). * O objetivo desse diálogo era mostrar que para algo ser real deveria primeiro passar pelas redes da ciência, que quer dizer análise científica, ou seja, se o sabiá e o canto dele no fosse analisado cientificamente eles não eram