Resumo-RODRIGUES, Nelson. O beijo no asfalto. In: Nelson Rodrigues - Teatro completo 4 - Tragédias cariocas II. Organização e introdução: Sábato Magaldi. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990, p.87-153
256 palavras
2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOPROF. DR. WILBERTH CLAYTHON FERREIRA SALGUEIRO
ESTUDOS LITERÁRIOS II
RODRIGUES, Nelson. O beijo no asfalto. In: Nelson Rodrigues - Teatro completo 4 - Tragédias cariocas II. Organização e introdução: Sábato Magaldi. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990, p.87-153.
A peça teatral “O Beijo no Asfalto” escrita pelo autor Nelson Rodrigues aborda o lado corrupto e antiético da polícia e da imprensa sensacionalista. Mostra conflitos psicológicos entre os personagens em relação a valores e desejos humanos.
Na cena inicial o jovem Arandir presencia o atropelamento de um homem e ao aproximar-se da vítima para socorrê-la a mesma lhe faz um pedido: um beijo. Ele, uma pessoa de bom coração e casado com a bela Selminha, decide atender ao pedido do moribundo.
Tal fato é presenciado pelo ambicioso jornalista Amado Ribeiro, que junto do delegado Cunha, decide transformar o acidente num escândalo para vender jornal e parar a cidade. Eles compram testemunhas e forjam provas para insinuar que Arandir é homossexual e transformam um inocente beijo em um caso amoroso.
A partir desse fato sua vida tem uma reviravolta. Difamado perante todos, ele decide ir morar num hotel, onde recebe a visita de sua cunhada Dália, que de forma surpreendente revela-se apaixonada por ele. Ao mesmo tempo seu sogro Aprígio entra no quarto com arma em punho e completamente dominado pelo ódio confessa que também sempre foi apaixonado pelo genro. O verdadeiro homossexual da peça assassina Arandir com dois tiros, dando um fim a história.
Geane Teodoro Damasceno
VITÓRIA
2011