Resumo Questoes Prinicipais
O fenômeno de globalização econômica (financeira e produtiva) se refere à expansão da internacionalização da produção (fenomeno decorrente do acesso a um bem ou serviço de origem não-residente por um residente) e dos fluxos de capitais. Essa expansão, por sua vez, gera um aumento da interdependência entre os sistemas econômicos nacionais (atuações de um país afetando outros, como o efeito contagio), gerando uma maior contestabilidade do mercado internacional (empresas precisam competir com empresas de outros países pelos mercados disponíveis).
Pode ocorrer em quatro esferas: comercial (importação e exportação de bens e serviços), produtivo-real (correspondente ao investimento externo direto e à exportação), tecnológica (direito de uso da tecnologia de outro país para produção interna) e monetário-financeira (fluxos de capitais monetários e financeiros, como divisas, títulos e papeis)
As principais causas da globalização são: 1) tecnológica: mudanças no mundo da tecnologia, sobretudo satélites e computadores (Revolução Telemática), que permitiu o surgimento de novos bens e serviços; redução do horizonte de investimento em P&D; redução dos custos operacionais, de transação e de frete. 2) política: ascensão do liberalismo (em detrimento do protecionismo) que permitiu uma desregulamentação (tirando força da regulamentação) do sistema financeiro como um todo; privatizações (vencendo o intervencionismo); mercado no “controle” da economia. 3) sistêmica: criação de macro-saídas para as crises sistêmicas, quando há insuficiência de demanda agregada interna. Dentre elas, progresso técnico; gastos sociais e de infra-estrutura; gastos bélicos; distribuição de riqueza e renda(em caso de regime de contingência) e demanda externa(exportação e investimento externo). 4) fatores institucionais como a criação de euromoedas, variações nas políticas econômicas (juros) e mudanças nas